quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sexto teste(Apresentação)

O sexto teste, foi precedido de uma ótima apresentação sobre o tema, porém não deu certo, onde a peça anodizada ficou com uma coloração azul, mas bem fraca e não perceptível. A esse processo, foi feita uma limpeza na peça e um lixamento para então ser feito o desengraxe e a neutralização da peça, porém após lixar a peça a equipe demorou para iniciar o desengraxe, o que pode ter sido um problema que gerou o erro. A peça ficou 10 minutos no NaOH 4% por quinze minutos e depois foi neutralizada com ácido Nítrico 30%. Ao fim desse processo, era para levar a peça imediatamente ao banho eletrolítico, porém houve um atraso que pode ser mais uma incógnita que favoreceu o erro. Durante o processo de anodização que durou 1 hora, houve um comportamento da fonte de tensão de desligar, por conta do mal contato com a tomada e várias variações de corrente. Além disso, no processo, o suporte que foi usado para segurar o cilindro foi partido, sendo trocado, porém esse foi partido de novo e substituído. Esses problemas podem ter interferido no processo e resultado final. A peça anodizada e pintada é vista a seguir.
Figura 1. Peça Anodizada
Fonte: Própria

A partir dos estudos, é possível que o erro foi motivado principalmente pela limpeza e a demora de levar de um processo para o outro.

Por: Yasmim Santos Costa

Dedução da fórmula para relacionar a espessura com densidade e tempo


Por: Ana Caroline Sobral

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Materiais necessários para o processo de anodização

Para fazer a anodização é preciso do uso de alguns materiais e reagentes. Esses materiais vão desde vidrarias até equipamentos elétricos e são de suma importância do processo. Segue abaixo a lista de todos os reagentes e materiais necessários:

Reagentes necessários:
- Solução de NaOH 4%
- Solução de Ácido Nítrico 30%
- Solução de Ácido Sulfúrico 8,5%
- Água destilada ou deionizada

Materiais necessários:
- Cabos Banana-Jacaré
- Cuba de Vidro
- Suporte universal
- Garra
- Béqueres
- Alumínio
- Chumbo
- Fonte de tensão
- Placa de Aquecimento
- Pinça
- Bucha
- Anilina
- Gancho de alumínio

Figura 1. Alguns dos materiais utilizados durante o processo de anodização


Fonte: Própria
Os métodos e passo a passo se encontram em postagens anteriores e em vídeo que mostra como realizar o processo que pode ser visto no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Kyr0PqGSEvg&t=4s

Por: Raquel Araujo da Cruz

Vídeo do projeto (teoria, metodologia, resultado e conclusão)

O vídeo a seguir, mostra a teoria envolvida e os passos para anodizar, além dos nossos testes. O vídeo é o nosso blog em forma interativa para quem estiver disposto em aprender a anodização em alumínios.  O vídeo se apresenta de forma bastante didática e interativa, mostrando os passos importantes e necessários que a equipe teve para o projeto.

Vídeo 1. Vídeo explicativo sobre todo o processo
Fonte: Própria


Por: João Gabriel do Nascimento

Fluxograma do processo

A figura 1 mostra o passo a passo do processo de anodização, desde a limpeza até a selagem do mesmo. Com este fluxograma é possível fazer a anodização com as peças metálicas, porém é necessário se atentar a corrente que será usada, o tempo do banho e a espessura que irá formar, que pode ser vista na Figura 2.

Figura 1. Fluxograma do processo
Fonte: Própria

Figura 2. Fórmula que relaciona tempo, densidade de corrente e espessura.
Fonte: Adeval


Por: Matheus Santos Figueiredo


Sexto teste(Apresentação)

O sexto teste, foi precedido de uma ótima apresentação sobre o tema, porém não deu certo, onde a peça anodizada ficou com uma coloração azul...